quinta-feira, 14 de outubro de 2010

5º Tabuleiros da Bahia tem... Mah Jong!


No próximo encontro do Tabuleiros faremos um playteste das regras simplificadas que estou escrevendo para o Mah Jong.

Para quem ainda não teve aportunidade de jogar, o Mah Jong é um jogo de disputa entre quatro jogadores, cujo objetivo primário é bater, isto é, fazer Mah Jong, antes dos outros jogadores. Para tanto, é preciso que cada jogador organize suas peças em seqüências, trincas, quadras ou pares, até que nenhuma delas esteja sobrando. O objetivo secundário é conseguir a maior quantidade de pontos, calculados com base em quais combinações de peças foram utilizadas para fazer o Mah Jong.

Da mesma forma que no Pif-Paf, o número máximo de peças na mão para bater é invariável e, em sua vez, os jogadores podem comprar uma peça da muralha (formada por peças não distribuídas) ou uma peça do descarte dos jogadores. Finalmente, desde que seja para bater, os jogadores podem utilizar uma peça descartada, mesmo que não esteja na sua vez de jogar. Assim como na Canastra, só é permitido comprar peças do descarte para fazer uma combinação, que deve ser arriado – isto é, aberto na mesa, em frente ao jogador.

As regras organizadas para o teste são uma simplificação das regras clássicas jogadas na China. Foram também elaborados alguns acessórios para o jogo – como uma Rosa dos Ventos com a configuração dos pontos cardeais e uma tabela com a tradução numérica dos ideogramas.

Agradecimentos para o Tiago Villas Boas que nos emprestou o kit de Mah Jong para os testes.

Postado por Paolo Bruni

Nenhum comentário:

Postar um comentário